LÍNGUA PORTUGUESA


Texto 1

O ESCORPIÃO E O SAPO

Era uma vez um escorpião que estava na beira de um rio, quando a vegetação da margem começou a queimar. Ele ficou desesperado, pois, se pulasse na água, morreria afogado e, se permanecesse onde estava, morreria queimado. Nisso, viu um sapo que estava preparando-se para saltar no rio e, assim, livrar-se do fogo. Pediu-lhe, então, que o transportasse nas costas para o outro lado. O sapo respondeu-lhe que não faria de jeito nenhum o que ele estava solicitando, porque ele poderia dar-lhe uma ferroada, levando-o à morte por envenenamento. O escorpião retrucou que o sapo precisaria guiar-se pela lógica; ele não poderia dar-lhe uma ferroada, pois, se o sapo morresse, ele também morreria, por que se afogaria. O sapo disse que o escorpião estava certo e concordou em levá-lo até a outra margem. No meio do rio, o escorpião pica o sapo. Este, sentindo a ação do veneno, vira-se para aquele e diz que só gostaria de entender os motivos que o fizeram que ele o picasse, já que o ato era prejudicial também ao escorpião. Este, então, responde que simplesmente não podia negar a sua natureza.
(Lições de Texto: leitura e redação, Platão Et Fiorin, pg.87)                                                                                                                                                                                                                                                                   
Texto 2

Cada ser humano tem uma índole, uma propensão natural, e ela não muda, manifesta-se em todas as circunstâncias da vida, até mesmo quando essa manifestação contraria o bom senso.
(Lições de Texto: leitura e redação, Platão Et Fiorin, pg. 87)


Exercícios

1) No texto 1, quais ações podemos associar com os seres humanos?

2) Entre os personagens do texto 1, há relações de manipulação?

a)Quem é o manipulador? Quem é o manipulado?

b)Cite passagens do texto em que ocorreram essa manipulação.

3) No texto 1, qual é a estratégia usada pelo manipulador para incutir no outro o desejo de ser manipulado?

4) No texto 1, como se pode interpretar, dentro do contexto, o significado da passagem: “O escorpião retrucou que o sapo precisaria guiar-se pela lógica; ele não poderia dar-lhe uma ferroada, pois, se o sapo morresse, ele também morreria, por que se afogaria”.

5)  No texto 1, a noção de ética vem associada a estados afetivos contraditórios, que levam a reações e impulsos. Cite algumas dessas contradições.
                             
6)  Os dois textos, texto 1 e 2, dizem basicamente a mesma coisa. Falam da imutabilidade do caráter do homem, mostram que o homem age de acordo com sua índole, quaisquer que sejam as circunstâncias. Apesar disso, os dois textos são muito distintos um do outro. Onde reside essa diferença?









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