Texto 1
O
ESCORPIÃO E O SAPO
Era uma vez um escorpião que estava na beira de um rio,
quando a vegetação da margem começou a queimar. Ele ficou desesperado, pois, se
pulasse na água, morreria afogado e, se permanecesse onde estava, morreria
queimado. Nisso, viu um sapo que estava preparando-se para saltar no rio e,
assim, livrar-se do fogo. Pediu-lhe, então, que o transportasse nas costas para
o outro lado. O sapo respondeu-lhe que não faria de jeito nenhum o que ele
estava solicitando, porque ele poderia dar-lhe uma ferroada, levando-o à morte
por envenenamento. O escorpião retrucou que o sapo precisaria guiar-se pela
lógica; ele não poderia dar-lhe uma ferroada, pois, se o sapo morresse, ele
também morreria, por que se afogaria. O sapo disse que o escorpião estava certo
e concordou em levá-lo até a outra margem. No meio do rio, o escorpião pica o
sapo. Este, sentindo a ação do veneno, vira-se para aquele e diz que só
gostaria de entender os motivos que o fizeram que ele o picasse, já que o ato
era prejudicial também ao escorpião. Este, então, responde que simplesmente não
podia negar a sua natureza.
(Lições de Texto: leitura e redação, Platão Et Fiorin, pg.87)
(Lições de Texto: leitura e redação, Platão Et Fiorin, pg.87)
Texto 2
Cada ser humano tem uma índole, uma propensão natural, e
ela não muda, manifesta-se em todas as circunstâncias da vida, até mesmo quando
essa manifestação contraria o bom senso.
(Lições de Texto: leitura e redação,
Platão Et Fiorin, pg. 87)
Exercícios
1) No
texto 1, quais ações podemos associar com os seres humanos?
2) Entre
os personagens do texto 1, há relações de manipulação?
a)Quem é o manipulador? Quem é o
manipulado?
b)Cite passagens do texto em que
ocorreram essa manipulação.
3) No
texto 1, qual é a estratégia usada pelo manipulador para incutir no outro o desejo
de ser manipulado?
4) No
texto 1, como se pode interpretar, dentro do contexto, o significado da
passagem: “O escorpião retrucou que o sapo precisaria guiar-se pela lógica; ele
não poderia dar-lhe uma ferroada, pois, se o sapo morresse, ele também morreria,
por que se afogaria”.
5) No
texto 1, a noção de ética vem associada a estados afetivos contraditórios, que
levam a reações e impulsos. Cite algumas dessas contradições.
6) Os
dois textos, texto 1 e 2, dizem basicamente a mesma coisa. Falam da
imutabilidade do caráter do homem, mostram que o homem age de acordo com sua
índole, quaisquer que sejam as circunstâncias. Apesar disso, os dois textos são
muito distintos um do outro. Onde reside essa diferença?
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